Falando de África

Na atualidade, se faz necessário que a comunidade gaúcha e brasileira conheça o contexto histórico sobre o Continente Africano. Uma história que foi escondida da nossa sociedade, por causa de um passado escravista, mas graças à conscientização política em que nos encontramos, o Brasil está revendo suas origens e reescrevendo a história dos povos que formaram esta, que é a melhor nação do Mundo.

Assim, reuni meus artigos para uma contribuição cultural a nossa sociedade, trazendo relatos históricos, geográficos, culturais, econômicos, políticos e religiosos da África, no livro Falando de África.

sábado, 13 de agosto de 2011

A Religiosidade Afro-descendente do Município de Viamão


Viamão, município localizado na região metropolitana de Porto Alegre, foi palco do evento Raízes, realizado no mês de novembro de 2007, para o qual fui convidado para falar sobre a religiosidade afro-descendente da comunidade viamonense . Um trabalho que muito me agradou, pois passei grande parte da minha vida em Viamão, onde ainda vivi o meu pai, Nilsom da Oxum, minha mãe, Graça, e meus irmãos, Tiago, Gabriela e Natália.
Inicialmente, antes de falar sobre a religião foi necessário recorrer a alguns dados estatísticos, para compreender a importância das religiões afro-descendentes em Viamão.
O município de Viamão possui uma área de 1.493 Km², com uma população, segundo o IBGE, de 226.669 pessoas, sendo que 210.873 residentes na área urbana e somente 15,796 na área rural, de Viamão.
Cruzando os dados do IBGE e os da CEDRAB (Congregação em defesa da Religião Afro-brasileira ), que segundo levantamento do ano de 2003, contou 4.000 casas de religiões afro-descendentes em Viamão, e considerando que em média cada casa possua 30 adeptos, chegamos ao numero de 120.000 praticantes, o que representa 53% da população viamonense, em números ultrapassando o município de Alvorada, que possui 114.000 praticantes, e é considerado o município com o maior numero de adeptos de religiões afro-descendentes do Brasil. Viamão só perde para Alvorada no percentual da sua população, pois em Alvorada é 62% o de religiosos.
Diferente do que foi levantado pelo IBGE, que apontou apenas 1% da população do município de Viamão, como praticante de religiões afro-brasileiras. Sendo que na pesquisa do Censo de 2000, para o IBGE, religiões afro-brasileiras são apenas a Umbanda e o Candomblé, o que foge da realidade de Viamão, assim como do próprio Rio Grande do Sul, pois além da Umbanda e do Candomblé, que chega a ser insignificante numericamente, temos outras religiões, que representam um peso numérico imenso, são elas: Quimbanda, Cabinda, Jêje, Ijexá, Jêje-jexa e Oyó. Religiosidade que pode ser apreciada no meu livro Falando de África.
Encerrando gostaria de agradecer Prof Vera Barroso, organizadora do Raízes de Viamão, ao Prefeito Alex Boscaine, que tem feito grande esforço na área educacional e cultural de Viamão, pela oportunidade de trabalhar junto a comunidade religiosa do município, o que me proporcionou conhecer e reencontrar viamonenses valorosos.  E pedir pela proteção, dos deuses e divindades das religiões afro-descendentes, Orixás, Exus, Caboclos e Pretos Velhos, para a comunidade de Viamão, que tem sofrido de mais com a perseguição religiosa de evangélicos, que por desconhecimento atacam as religiões afro-descendentes. 

Referências

CUNHA, Mateus. Falando de África. Porto Alegre: Suliani, 2007.

Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, Vol XXXIV –RS, de P a Z. Rio de Janeiro: IBGE, 1959.

SANTOS, Adonis dos. Viamão. Porto Alegre: Editado pela Gráfica Rogilma, 1962.

- CEDRAB ( Congregação em defesa da Religião Afro-brasileira ) – Mãe Norinha

Tel: (51)  32.47.10.67

- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 

- FEE/RS (Fundação de Economia e Estatistica do Rio Grande do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário