Falando de África

Na atualidade, se faz necessário que a comunidade gaúcha e brasileira conheça o contexto histórico sobre o Continente Africano. Uma história que foi escondida da nossa sociedade, por causa de um passado escravista, mas graças à conscientização política em que nos encontramos, o Brasil está revendo suas origens e reescrevendo a história dos povos que formaram esta, que é a melhor nação do Mundo.

Assim, reuni meus artigos para uma contribuição cultural a nossa sociedade, trazendo relatos históricos, geográficos, culturais, econômicos, políticos e religiosos da África, no livro Falando de África.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sudão


Essa não é apenas uma das fotos mais famosas de todos os tempos, vencedora do Pulitzer Prize, como também uma das mais polêmicas que já existiram. Registrada no Sudão pelo fotógrafo sul-africano Kevin Carter, mostra uma garotinha sofrendo de extrema fome, enquanto um urubu aguarda sua morte.

A polêmica gira em torno do fato do fotógrafo supostamente ter esperado 20 minutos para tira a foto,
 na esperança que a ave abrisse as asas, gerando um visual mais impactante, para só depois ajudar a criança. Alguns jornais na época disseram que o verdadeiro urubu era o fotógrafo, que arrumava lentes ao invés de ajudar uma criança faminta.

O fotógrafo português João Silva, que estava junto com Carter na hora do registro, conta outra versão dos fatos, afirmando os pais da criança já estavam recebendo mantimentos de uma missão da ONU, a alguns metros do local da foto, e que Carter tirou apenas algumas fotos e em seguida espantou o urubu.

Carter suicidou-se alguns meses depois de ganhar o prêmio por essa fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário